Podcastologia #4

Spotify maior que a apple

Frase de abertura

Oi *|FNAME|*,
Tudo certo?
Começo logo com o elefante branco na sala: perdoe-me pelo sumiço.
O motivo mais provável foi a frente fria que chegou a Salvador, que provocou uma mudança no tempo e teve como consequência uma linda garotinha de 2 anos um tanto gripada e 10 vezes mais dengosa que o normal. Como ela tem um pai babão que não aguenta ver sua pequena pedindo colo, já viu, não é?
Por isso, agradeço a paciência e os feedbacks que recebi durante a semana.

Ah! Aproveito para novamente pedir aquela força na divulgação do Podcastologia.
Basta copiar e colar o link bit.ly/CadastroPodcastologia (sim. deixei sem o link em si para ser mais fácil copiar) nas suas redes sociais e/ou, claro, divulgá-lo nos seus Podcasts. 

Abração,

Roberto

Por aí

Spotify já é maior que a Apple em muitos paises 

(E, pelo jeito isso, vai crescer ainda mais…)
O Spotify, em muitos países, agora é mais popular que a Apple como plataforma de podcasts, de acordo com novos dados da Voxnest. Em particular, o Spotify supera a Apple em quase toda a América Central e do Sul. Os dados de consumo de podcast são baseados nos downloads de podcasts de fevereiro, fornecidos pela Voxnest, incluindo várias plataformas de terceiros, e refletem o sucesso do Android em muitos desses mercados.

Além disso, Spotify foi lançado na Índia há muito pouco tempo. Pouco MESMO! No dia 26 de fevereiro. Por lá, o Android tem uma participação de mercado de 90% nesse país.
De qualquer forma, se focarmos somente nos Estados Unidos, mais da metade (53%) dos usuários mensais do Spotify com idades entre 12 e 24 anos relataram ser ouvintes mensais de podcasts, contra 32% no ano passado. Ao menos é o que diz uma nova pesquisa* publicada por lá.


Nova pesquisa nos Estados Unidos dá números surpreendentes sobre o hábito dos ouvintes por lá

Os novos dados da The Infinite Dial(*), pesquisa anual realizada pela agência Edison Research and Triton Digital, traz resultados mostram a força atual do Podcast nos Estados Unidos.

Por lá, 70% dos americanos com mais de 12 anos já estão familiarizados com a palavra “Podcasting”. No entanto, como bem é explicado pela própria Edison, conscientização não significa necessariamente compreensão; É perfeitamente possível que muitos desses americanos já tenham escutado o termos, mas ainda não saibam o que a palavra realmente significa;

Ainda assim, 51% dos americanos relataram ter ouvido um podcast pelo menos uma vez na vida. O que significa dizer que mais da metade dos americanos ja deram uma chance a essa “coisa” que tanto amamos. 
Mas fica melhor…
32% dos americanos relatam ter ouvido um podcast no último mês. Ou seja: quase um terço dos americanos podem ser considerados ouvintes ativos;

O número médio de podcasts ouvidos, em média, em uma semana se manteve em sete, igual ao número registrado no ano passado. Vale a pena notar que o número permaneceu o mesmo, apesar do crescimento do número de podcasts; assim, se o número não caiu ou se diluiu sugere que mais pessoas estão ouvindo podcasts.

Por último, Podcasting cresceu ligeiramente como a “fonte de áudio usada com mais frequência no carro” – agora em 4%, acima dos 3% do ano passado. Em contraste, a rádio AM / FM está agora em 52%, abaixo dos 56% do ano passado.

Claro que estes números são do mercado americano e parecem distantes de nossa realidade. Assim como Blogs pareciam distante no início dos anos 2000, mas estouraram com tudo anos depois. Assim como ninguém poderia imaginar, que o YouTube seria o que é hoje ou que um serviço de entrega de DVDs se transformasse no que é a Netflix hoje?

Estamos no caminho certo para a difusão do Podcast no Brasil, e já podemos até começar a ver algumas gaivotas perto do navio,. Temos, porém, um longo caminho até o “terra a vista”.


Isso a Globo não mostra… mas deveria

Já faz um bom tempo que acredito que uma das formas de  tornar o Podcast uma mídia melhor aceita no Brasil é levá-la ao grande público através das chamadas “mídias tradicionais”, ou seja: Já pensaram um núcleo de Podcasters dentro da Malhação? Mostrando os garot@s gravando um programa, explicando para os amigos como baixar um app para ouvi-lo… Poderiam ter a participação de outros Podcasters “reais” e assim mostrar que há outros programas de todos os tipos na Podosfera. Estariam criando assim uma nova geração de ouvintes e – quem sabe? – produtores de Podcasts?
Ainda assim, enquanto esta temporada não chega, não quer dizer que maior emissora de Tv do país está alheia a Podosfera. A Globo já tem 5 programas em seu catálogo, incluindo novela, Podcast do Zorra – que continua no ar mesmo quando o programa da Tv espera uma nova temporada – e até as entrevistas do falecido (???) Program do Bial. Isso sem contar com os programas Rádio Globo sobre esportes, cinema e até o The Voice Brasil (Apesar de está parado).
Apesar de muito pouco divulgados para a grande massa, mostra que o maior conglomerado de mídia do pais não está alheio ao que acontece no mundo e já começa a molhar a ponta do dedo na água. Ao meu ver, isso é uma ótima notícia para todos nós.

Pelo feed

O que pipocou no meu radar podosférico:


Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.