Podcastologia #1

Frase de abertura

Olá,
Tudo certo?
Novamente obrigado por se cadastrar no Podcastologia.
Algumas coisas que esqueci de mencionar na mensagem de boas vindas:
Se ainda tem alguma dúvida então a resposta é SIM! O Podcastologia está oficialmente em fase Beta. Isso significa que a cada nova edição, coisas diferentes podem aparecer – ou desaparecer. Por isso ficarei muito, mas muito feliz se seguirem o exemplo da Kellem e mandarem ver no feedback.  E nem precisa ser via facebook! Fiz questão de colocar meu nome e usar meu e-mail pessoal justamente para ter este “papo” mais próximo contigo. Assim, aprendemos juntos.
Entre as coisas que ainda precisam ser definidas está a periodicidade da Newsletter, formato, layout, o uso ou não de imagens, como a Kellen sugeriu – eu prefiro focar mais no texto e nos links, além de preferir que o e-mail carregue mais rápido, mas sou todo ouvidos – os títulos das seções, o formato do texto, etc, etc, etc.
Além disso, por mais que eu tente viver conectado 25 horas/dia, seria impossível ficar sabendo de tudo  o que acontece na Podosfera. Dizem que existe uma coisa aí fora chamada “Vida”. Sabe como é?
É aí que você entra (Ôpa!):
Leu algo bacana? Viu alguma notícia importante  e/ ou artigo legal sobre a mídia, não deixe de me enviar! Será uma honra te creditar. Pode ser pelo e-mail, ou simplesmente marcando a hashtag #Podcastologia na Melhor Redefacebook, ou LinkedIn. Só não vale fazer jabá do seu próprio programa, ok?
A ideia aqui não é esta.
De qualquer forma, segue a primeira edição do Podcastologia.
Até breve,
Roberto

PS: Grande parte do que é publicado sobre a Podosfera, está em inglês. Eu sei. Mas antes de reclamar do seu professor daquele cursinho de “aprenda ingrês em 3 semanas” – e de mim por publicar links que não sejam na língua de Camões –  lembre-se que estamos no século XXI e o Google Translate não faz feio. 

O Giro de notícias

  • A Samsung fechou um acordo com o Spotify e agora seu app virá pré-instalado nos aparelhos da marca. Com isso, a empresa sueca, deve conseguir aumentar o número de ouvintes da plataforma. Considerando seu o novo investimento na Podosfera mundial, parece que estão tomando para si o projeto do Google de duplicar o número de ouvintes de podcasts nos próximos anos.
  • Enquanto isso, aqui no Brasil, mais uma empresa resolveu se embrenhar pelo mágico mundo da Podosfera. Em abril estreia o Arco 43, com convidados especialistas na área educacional. O programa deve ser quinzenal, lançado quarta sim, quarta não (Doh!).
  • Hunter Walk, fundador da StartUp HomeBrew, argumenta que o termo Podcast precisa mudar. Ele não está sozinho. E você, o que acha?
  • Já a FastCompany, empresa especializada em Branding, afirma que Podcasts de marca são o tipo de anúncio que o público quer ouvir. Eu fico muito feliz quando vejo uma empresa, adotando a Podcast, como forma de divulgar seus produtos. Ao meu ver, isso traz uma maior visibilidade á mídia, o que é bom para todos entusiastas.
  • Quem é assinante da Folha, tem uma matéria completa sobre os motivos do Spotify estar investindo tanto em Podcasts.
  • Já o Correio Braziliense diz que Podcasts de ficção são tendência nos streamings.
  • É muito bom saber que o Podcast Stage está de volta à SXSW.
  • E até a famosa marca de alto luxo Hermès, já tem seu próprio Podcast.

Brasil já é o segundo lugar no mundo, em número de downloads de Podcasts

O blog especializado da Blubrry Podcast Community, colocou o Brasil como o segundo lugar no mundo em número de downloads de podcasts
Em 2009, o número de downloads de podcasts no Brasil nem chegava ao top 10 mundial. Flutuando entre o 13º e 20º lugar. O Brasil sequer aparecia no radar do mercado de podcasts. Isso começou a mudar a partir de 2012. Entre 2010 e 2011, o número de downloads de podcasts no Brasil aumentou em 100%. Não o bastante, depois do pico quando finalmente desaceleraram, foi para “apenas” 70%+ em 2012.
A cada ano, a taxa de crescimento médio anual do número de downloads de podcasts no Brasil é de impressionantes 127% na última década. E estes são números impressionantes!

O Brasil é hoje o segundo maior mercado de downloads de podcast do mundo – maior que o Reino Unido e a Austrália combinados.

Os Estados Unidos, claro, ainda são, de longe, o maior mercado de podcasts com mais de 660 milhões de downloads em 2018. Mas o Brasil não fez feio e registrou 110 milhões de downloads no mesmo período.
O mercado de podcasts no Brasil é enorme e continua crescendo. Com base nas estatísticas, enquanto o Brasil viu os downloads de podcasts crescerem 33% em 2018, os outros cinco primeiros (EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália) tiveram quedas de 3% a 12%.
Com números assim, não é difícil de se imaginar o porquê de tantas empresas de mídia (consideradas) tradicionais, terem passado a investir tanto em podcasts nos últimos tempos. Da Folha de São Paulo ao Correio da Bahia, passando ainda que timidamente pela Rede Globo
Fonte.

Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.