Resumé/ Curriculum Vitae

Roberto Camara Jr.

Fui criado para “Pensar fora da caixa”.

Desde os tempos de adolescência, ainda em um Movimento Juvenil, onde era responsável por criar jogos e brincadeiras, até como Oficial do Exército onde não “ser óbvio” podia significar a diferença entre continuar vivo ou não. Tais lições, trago comigo para minha vida profissional. Atualmente presto serviços em Curadoria de Conteúdo através do Papologia Newsletter, como Consultor de Projetos em Mídias Sociais, além de ser responsável pela comunicação online da Sociedade Israelita da Bahia.

Dinâmico, sociável, e leal aos interesses da empresa e do cliente. Falo também inglês, espanhol e hebraico.

Experiência e Atividades:

Em 2007 criei o (já extinto) Blog Me Tire Deste Ócio! e com ele o interesse em aprofundar-me mais na chamada Blogosfera fez com que entrasse em contato com blogueiros por todo o país criando um network como poucos. No ano seguinte, fiz parte da equipe que organizou e realizou o 1º BlogCamp Bahia que contou com blogueiros e leitores de vários estados brasileiros.

Com o sucesso do MTDÓ!, fui convidado a escrever para outros Blogs de projeção nacional dentre os quais Cybervida, Meio Bit, e Autozine onde tive vários textos escolhidos como capa do Portal Yahoo!

A partir dos Blogs, a transição para conhecer e estudar outras Mídias Sociais aconteceu de forma natural. Como, na época, a literatura para tal ainda era escassa, participei de fóruns, seminários e assisti palestras online onde conheci outros profissionais e entusiastas sobre o assunto, e pude experimentar na prática o que em muitos casos, não havia uma teoria ainda. Não demorou muito e passei a fazer consultorias de projetos em Mídias Sociais, variando de seeding, monitoramento e criação de conteúdo, gerenciamento de campanhas e, aproveitando a experiência como oficial do Exército, fui capaz de unir estes mundos em análises táticas e estratégicas de campanhas em Mídias Sociais nos mais diversos seguimentos.

Dentre tais projetos estão as campanhas:

  • #AgoraVai Halls/Kraft no Festival de Inverno da Bahia (Lefil),
  • #doarnaoeumtabu – Campanha de doação de órgãos
  • Fanpage das Baterias Moura –  (Acumuladores Moura),
  • #Aceiteodesafio (Colégio Integral/ CDLJ Publicidade),
  • Jogando Junto (Banco Santander Brasil/SD2 Comunicação),
  • Realidade Inconfundível (Club Social – Kraft/Alexandre Inagaki/W3Haus),
  • IceKool (Mentos – Van Melle/Alexandre Inagaki),
  • Magid Kebaberia (Consultoria direta)
  • Michael Jackson – This Is It (Sony Pictures).

Com a experiência em Blogs, passei a ser Moderador de Conteúdo no agregador de Blogs Uêba, um dos  primeiros e mais respeitados do país. Em seguida, fui chamado a assumir os perfis virtuais do então pré-candidato à Prefeitura de Salvador Mario Kértezs e logo depois convidado a fazer a Análise Estratégica da campanha em Mídias Sociais para a candidatura de José Serra à Prefeitura de São Paulo.

De volta à Salvador, fui chamado a retornar ao Uêba, desta vez como coeditor, aos textos no Autozine, além de manter a editoria de conteúdo do SIB e-News. Em 2013, em um projeto para a  GPX Imóveis Bahia, fui responsável pelo fluxo de informações, gestão do capital intelectual da empresa, coordenação, comunicação, e implementação de ferramentas de apoio ao seu planejamento estratégico.

Projetos extra-curriculares:

A partir de janeiro deste ano, depois de meses de preparação e estudo, é lançado o Papologia Newsletter – Curadoria de Conteúdo Um verdadeiro exercício de “Futurologia”. Informativo semanal com foco além e fora das notícias. A fonte perfeita para qualquer tipo de conversa. Tendências, design, Apps, tecnologia – incluindo o tipo que ainda está na prancheta, ou muito, muito cedo para ter aplicações no nosso dia-a-dia hoje, mas que, talvez, possam ser corriqueiras em um futuro próximo, ou nem tanto. Claro que nem tudo se resume a tecnologia, então entra também cultura, cinema, música, arquitetura, e muito mais. Em tempos de “Fatos alternativos”, posso usar toda a minha experiência para proporcionar aos assinantes uma fonte de notícias com links confiáveis de histórias verificadas individualmente. A primeira edição, publicada em 23 de janeiro de 2017, pode ser vista em http://eepurl.com/cw2sEj

Além de trabalhos pontuais constantes como voluntário tanto para a ABPEPinto quanto para a  Pastoral da Criança, outros projetos paralelos incluem a Superlista de Podcasts de Roberto Camara Jr. e o Material de Estudos sobre Podcasting e Marketing, que tem como objetivo divulgar a mídia “Podcast” como uma opção tanto de entretenimento quanto de aprendizagem e, claro, uma das mais eficientes ferramentas de Marketing Digital da atualidade e foi usada como base para texto publicado pela agência Yayá Comunicação Integrada em seu Blog no Medium.

Desde os tempos de adolescência, ainda em um Movimento Juvenil, onde era responsável por criar jogos e brincadeiras, até como Oficial do Exército onde não “ser óbvio” podia significar a diferença entre continuar vivo ou não. Tais lições, trago comigo para minha vida profissional. Atualmente presto serviços como Consultor de Projetos em Mídias Sociais, Curadoria e Criação de Conteúdo, além de ser responsável pela comunicação online da Sociedade Israelita da Bahia.

Dinâmico, sociável, busco a satisfação do cliente, sempre leal aos interesses da empresa. Falo também inglês, espanhol e hebraico.

Experiência e Atividades:

Em 2007 criei o (já extinto) Blog Me Tire Deste Ócio! e com ele o interesse em aprofundar-me ainda mais na chamada “Blogosfera” fez com que entrasse em contato com blogueiros por todo o país, criando uma network como poucos. No ano seguinte, fiz parte da equipe que organizou e realizou o 1º BlogCamp Bahia que contou com blogueiros e leitores de vários estados brasileiros.

Com o sucesso do MTDÓ!, fui convidado a escrever para outros Blogs de projeção nacional dentre os quais Cybervida, Meio Bit, e Autozine onde tive vários textos escolhidos como capa do Portal Yahoo!.

A partir dos Blogs, a transição para conhecer e estudar outras Mídias Sociais aconteceu de forma natural. Como, na época, a literatura para tal ainda era escassa, participei de fóruns, seminários e assisti palestras online onde conheci outros profissionais e entusiastas sobre o assunto. Sendo assim, pude experimentar na prática o que em muitos casos não existia uma teoria ainda. Não demorou muito e passei a fazer consultorias de projetos em Mídias Sociais, variando de seeding, monitoramento e criação de conteúdo, gerenciamento de campanhas e, aproveitando a experiência como oficial do Exército, fui capaz de unir estes mundos em análises táticas e estratégicas de campanhas em Mídias Sociais nos mais diversos seguimentos.
Dentre tais projetos estão as campanhas:

  • #AgoraVai Halls/Kraft no Festival de Inverno da Bahia (Lefil),
  • #doarnaoeumtabu – Campanha de doação de órgãos,
  • Fanpage das Baterias Moura – (Acumuladores Moura),
  • #Aceiteodesafio (Colégio Integral/ CDLJ Publicidade),
  • Jogando Junto (Banco Santander Brasil/SD2 Comunicação),
  • Realidade Inconfundível (Club Social – Kraft/Alexandre Inagaki/W3Haus),
  • IceKool (Mentos – Van Melle/Alexandre Inagaki),
  • Magid Kebaberia (Consultoria direta),
  • Michael Jackson – This Is It (Sony Pictures).

Com a experiência em Blogs, passei a ser Moderador de Conteúdo no agregador de Blogs Uêba, um dos primeiros e mais respeitados do país. Em seguida, fui chamado a assumir os perfis virtuais do então pré-candidato à Prefeitura de Salvador Mario Kértezs e logo depois convidado a fazer a Análise Estratégica da campanha em Mídias Sociais para a candidatura de José Serra à Prefeitura de São Paulo.

De volta à Salvador, fui chamado a retornar ao Uêba, desta vez como coeditor, aos textos no Autozine, além de manter a editoria de conteúdo do SIB e-News. Já no ano seguinte, em um projeto para a GPX Imóveis Bahia, fui responsável pelo fluxo de informações, gestão do capital intelectual da empresa, coordenação, comunicação, e implementação de ferramentas de apoio ao seu planejamento estratégico. Recentemente, passei a oferecer serviços diversos à Yayá Comunicação Integrada em webwritting e curadoria e organização de conteúdo.

Projetos pessoais:

Além de trabalhos pontuais constantes como voluntário tanto para a ABPEPinto quanto para a Pastoral da Criança, outros projetos paralelos incluem a Superlista de Podcasts de Roberto Camara Jr. (bit.ly/SuperListaPodcastsRCJr2 ) e o Material de Estudos sobre Podcasting e Marketing (bit.ly/PodcastingMarketingRCJr ), que tem como objetivo divulgar a mídia “Podcast” como uma opção tanto de entretenimento quanto de aprendizagem e, claro, uma das mais eficientes ferramentas de Marketing Digital da atualidade e foi usada como base para texto publicado pela agência Yayá Comunicação Integrada em seu Blog no Medium (bit.ly/YayaPodcastsEngajamento).

Outros links de interesse: