Sobre

Roberto Camara Jr.Desde os tempos de adolescência, ainda em um Movimento Juvenil, onde era responsável por criar jogos e brincadeiras, até como Oficial do Exército onde não “ser óbvio” podia significar a diferença entre continuar vivo ou não. Tais lições, trago comigo para minha vida profissional. Atualmente presto serviços como Consultor de Projetos em Mídias Sociais, Curadoria e Criação de Conteúdo, além de ser responsável pela comunicação online da Sociedade Israelita da Bahia.

Dinâmico, sociável, busco a satisfação do cliente, sempre leal aos interesses da empresa. Falo também inglês, espanhol e hebraico.

Experiência e Atividades:

Em 2007 criei o (já extinto) Blog Me Tire Deste Ócio! e com ele o interesse em aprofundar-me ainda mais na chamada “Blogosfera” fez com que entrasse em contato com blogueiros por todo o país, criando uma network como poucos. No ano seguinte, fiz parte da equipe que organizou e realizou o 1º BlogCamp Bahia que contou com blogueiros e leitores de vários estados brasileiros.

Com o sucesso do MTDÓ!, fui convidado a escrever para outros Blogs de projeção nacional dentre os quais Cybervida, Meio Bit, e Autozine onde tive vários textos escolhidos como capa do Portal Yahoo!.

A partir dos Blogs, a transição para conhecer e estudar outras Mídias Sociais aconteceu de forma natural. Como, na época, a literatura para tal ainda era escassa, participei de fóruns, seminários e assisti palestras online onde conheci outros profissionais e entusiastas sobre o assunto. Sendo assim, pude experimentar na prática o que em muitos casos não existia uma teoria ainda. Não demorou muito e passei a fazer consultorias de projetos em Mídias Sociais, variando de seeding, monitoramento e criação de conteúdo, gerenciamento de campanhas e, aproveitando a experiência como oficial do Exército, fui capaz de unir estes mundos em análises táticas e estratégicas de campanhas em Mídias Sociais nos mais diversos seguimentos.
Dentre tais projetos estão as campanhas:

  • #AgoraVai Halls/Kraft no Festival de Inverno da Bahia (Lefil),
  • #doarnaoeumtabu – Campanha de doação de órgãos,
  • Fanpage das Baterias Moura – (Acumuladores Moura),
  • #Aceiteodesafio (Colégio Integral/ CDLJ Publicidade),
  • Jogando Junto (Banco Santander Brasil/SD2 Comunicação),
  • Realidade Inconfundível (Club Social – Kraft/Alexandre Inagaki/W3Haus),
  • IceKool (Mentos – Van Melle/Alexandre Inagaki),
  • Magid Kebaberia (Consultoria direta),
  • Michael Jackson – This Is It (Sony Pictures).

Com a experiência em Blogs, passei a ser Moderador de Conteúdo no agregador de Blogs Uêba, um dos primeiros e mais respeitados do país. Em seguida, fui chamado a assumir os perfis virtuais do então pré-candidato à Prefeitura de Salvador Mario Kértezs e logo depois convidado a fazer a Análise Estratégica da campanha em Mídias Sociais para a candidatura de José Serra à Prefeitura de São Paulo.

De volta à Salvador, fui chamado a retornar ao Uêba, desta vez como coeditor, aos textos no Autozine, além de manter a editoria de conteúdo do SIB e-News. Já no ano seguinte, em um projeto para a GPX Imóveis Bahia, fui responsável pelo fluxo de informações, gestão do capital intelectual da empresa, coordenação, comunicação, e implementação de ferramentas de apoio ao seu planejamento estratégico. Recentemente, passei a oferecer serviços diversos à Yayá Comunicação Integrada em webwritting e curadoria e organização de conteúdo.

Projetos pessoais:

Além de trabalhos pontuais constantes como voluntário tanto para a ABPEPinto quanto para a Pastoral da Criança, outros projetos paralelos incluem a Superlista de Podcasts de Roberto Camara Jr. (bit.ly/SuperListaPodcastsRCJr2 ) e o Material de Estudos sobre Podcasting e Marketing (bit.ly/PodcastingMarketingRCJr ), que tem como objetivo divulgar a mídia “Podcast” como uma opção tanto de entretenimento quanto de aprendizagem e, claro, uma das mais eficientes ferramentas de Marketing Digital da atualidade e foi usada como base para texto publicado pela agência Yayá Comunicação Integrada em seu Blog no Medium (bit.ly/YayaPodcastsEngajamento).

Outros links de interesse: